Dóris Rocha Ruiz

A autora catarinense nascida em Tubarão,  atualmente vive em São Paulo, fazendo o maior sucesso com livros para  crianças, na sua área específica a dentição infantil. A catarinense  é Especialista em Odontopediatria,  Mestre em Ciências - UNIFESP,  professora do Curso de Atualização em Odontopediatria da FUNDECTO/USP e  Vice-Coordenadora do Grupo de Saúde Oral da Sociedade Paulista de Pediatria – São Paulo.SP. Os livros são ilustrados pela Profª Maria Inês Quintanilha Martins Ribeiro que é pedagoga, Especialista em deficiências de aprendizagem, literatura e artes visuais.



O livro "Dentista Não é Coisa do Outro Mundo" orienta a criança sobre a saúde oral, de forma leve e preventiva, esclarecendo todos os procedimentos a serem feitos em uma consulta, de maneira didática e cheia de ternura. Mostra que visitar o dentista e cuidar da saúde oral é importante para a saúde da criança.

Capa com imagem em alta definição.

"Dentista não é coisa do outro mundo", mas ter cárie hoje em dia “é coisa do outro mundo”; A cárie é uma doença que pode ser evitada por toda a vida, mas para isto os pais e a criança precisa ser orientados. O conteúdo deste livro traz muitas informações importantes para que a criança cresça com um relacionamento sadio com a Odontologia.
Paulo César B. Rédua
Presidente da Associação Brasileira de Odontopediatria – ABOdontopediatria

Elaborado para auxiliar pais e filhos a realizarem corretamente a higiene oral, a obra “Eu e a Escova” apresenta a importância da utilização dos produtos infantis e cada passo da escovação de forma detalhada, lúdica e precisa. No qual a criança consegue seguir perfeitamente as orientações de cada página. O livro é um guia fácil, útil e, acima de tudo, preventivo, orientando os cuidados caseiros adequados para a saúde oral da criança.
Capa com imagem em alta definição.

“ Dental health starts as soon as teeth erupt in the mouth. It is important that parents assist their children with proper toothbrushing on a daily basis. Children should also visit their dentist by the age of 12 months." (A saúde dental começa assim que os dentes erupcionam na boca. É importante que os pais ajudem seus filhos na escovação adequada dos dentes diariamente.
As crianças também devem visitar o dentista por volta dos 12 meses.)
 Eduardo A. Alcaino
Presidente da Associação Internacional de Odontopediatria
President of the International Association of Paediatric Dentistry – IAPD
                                                     Capa com imagem em alta definição.

A troca dos dentes de leite é um momento muito especial para a criança e sua família, pois é um marco físico que evidencia seu crescimento e desenvolvimento natural. Nesta fase, a criança está recebendo os dentes que devem permanecer saudáveis durante toda a vida adulta e, por isso, deve ser estimulada a continuar cuidando muito bem deles em casa e no consultório odontológico, para que a sua boca possa contribuir para a sua saúde e qualidade de vida. O objetivo da obraO Troca-troca dos Dentes é demonstrar que este é um momento natural e deve ser visto com alegria e também  apresentar o caminho de doação de dentes de leite para ensino e pesquisa, informando pais e crianças e conscientizando-os sobre esta ação.

Os dentes de leite são muito importantes quando estão na boca das crianças, mas também podem ser muito importantes depois que são trocados pelos dentes permanentes, quando doados ao Banco de Dentes. Lá serão usados para o ensino e pesquisa, contribuindo assim, com o progresso da saúde. 
Portanto, incentive a doação dos dentes de leite!
Antônio Carlos de Guedes-Pinto
Presidente da AssociaçãoPaulista de Odontopediatria - APO

Comunicar-se com a criança é uma arte e uma responsabilidade ímpar. Para a mente infantil, ávida por conhecimento, aquilo que se diz tem efeitos marcantes para toda a vida.
Certamente “O Troca - troca dos dentes” será de grande efeito educativo.
Clóvis Francisco Constantino
Presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo - SPSP

A Fada dos Dentes faz parte do mundo familiar e deve ser vivenciada. 
Porém, nos dias de hoje, a Fada dos Dentes precisa saber que o dente de leite recolhido pode ser muito útil para atividades de pesquisa. 
Por isso, Fada dos Dentes contemporânea não guarda os dentes na gaveta, nem faz brinquinhos... 
Faz doação para Bancos de Dentes!
 Marcelo José StrazzeriBönecker
Professor Titular da Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – FOUSP

Escrever um livro para despertar nas crianças o gosto pela leitura, abordando de forma lúdica e simples um tema tão atualcomo células tronco é algo muito especial que só poderia vir de alguém igualmente especial. A Dra Dóris mais uma vez encanta ao escrever para os futuros cientistas com os seus dentinhos de leite podem mudar o rumo de muitas vidas trazendo esperança de cura para elas.
Como diria minha filha Mariana: “Mãe, isto é D+!”
Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado
Professora Titular da Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOBUSP.

 A vida e sua evolução fazem parte de um ciclo encantado e o dente de leite é umas dessas magias da evolução.Neste contexto a fada dos dentes representa fundamental importância no coração dos "pequeninos".Muitos adultos ficarão fascinados pela magia da ciência que ainda está por vir...
Silvia José Chedid
ConsultoraCientífica de Odontopediatria da AssociaçãoBrasileira de Odontologia– ABO

O livro "O Troca-troca dos dentes"  fala sobre o Banco de Dentes e o uso do dente de leite na pesquisa células- tronco. O mesmo  foi matéria na Folha de Cultura e também teve seu texto lido no Museu da Língua Portuguesa na semana do livro infantil.

Nenhum comentário: