Juarez Machado

Juarez Machado nasceu em Joinville em16 de março de 1941, é pintor, escultor, desenhista, mímico, caricaturista, cenógrafo, escritor, fotógrafo, ator e designer. Mudou para Paris em 1978, onde fez seu terceiro ateliê – deixando o de Joinville e o do Rio de Janeiro (ambos em atividade) – mas antes, visitou Nova York, Londres, Itália, Dinamarca, Chipre, Israel e Grécia onde tomou partido dos acontecimentos do universo artístico de cada região. Ganhou o prêmio da 5ª Bienal de Arte da Itália, prêmio Cenários em Televisão, o prêmio “Barriga Verde” de Artes Plásticas de Santa Catarina, o prêmio Nakamori (Japão) pelo melhor livro infantil, entre outros. Sua cidade natal (Joinville), deu-lhe o título de Cidadão Honorário em 1982, e o presidente da República concedeu-lhe a Ordem do Mérito de Rio Branco, em 1990.

IDA E VOLTA

Ida e Volta   foi  o primeiro livro de imagem brasileiro, publicado pelo joinvillense Juarez Machado. O mesmo foi publicado em 1968, no entanto não conseguiu espaço no mercado editorial. Somente após ter sido lançado e reconhecido no mercado editorial europeu na Itália, Holanda e Alemanha, o mesmo foi relançado e valorizado  no Brasil em 1976, pela Editora Primor.  O primeiro livro de imagens brasileiro, é catarinense.




Ida e volta narra através de imagens o percurso de um dia na vida de um homem, desde o momento em que sai de casa pela manhã até o seu regresso.

Prêmios:
Láurea "Altamente Recomendável - Criança" - 1976 - FNLIJ
- Prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte - Categoria Infantil - 1976-
- Prêmio "Diplôme Loisirs Jeunes"-Categoria "Livros de imagens" e "Primeiros livros de leitura" - 1976
- Prêmio Nakamori do Japão - Melhor Livro Infantil -1977
- Prêmio Luís Jardim - "O Melhor Livro de Imagem - 1981" - FNLIJ
- Projeto Ciranda de Livros/FNLIJ - (Ciranda 4) - 1985
- Consta da seleção do IBBY Documentation Centre of Books for Disabled Young People (Universidade de Oslo - Noruega), para a Exposição de Livros de Qualidade para Crianças e Jovens com Deficiências.

Nenhum comentário: