Luiz Ferreira

Desde criança, sem imaginar o que o futuro lhe reservaria, ele já ensaiava um sonho: escrevia pequenas histórias, ilustrava-as e produzia seus próprios livretos grampeando folhas. Hoje, depois de escapar de um AVC há vinte anos, ele começou a dar forma ao desejo infantil. Criou sua própria editora e vem lançando, ano a ano, livros que combinam literatura com temáticas educacionais  e de valorização da história local. 
Já são vários títulos que contam a história das cidades de uma forma adaptada ao leitor mirim.
Outras abordam lendas que instigam a imaginação, estimulando crianças a ler, e, ao mesmo tempo, a adotar posturas responsáveis na sociedade e no meio ambiente.

QUANDO O AMOR É ETERNO - LENDA DAS ILHAS ITACOLOMI

Antigamente, o litoral de Santa Catarina era habitado pelos índios carijós,
 que pertenciam a grande nação Tupi.
A tribo que vivia próximo à praia que hoje se chama Piçarras, 
era chefiada por um homem muito sábio chamado Ibiraçu...

Desta forma inicia-se uma das mais belas lendas do litoral de Santa Catarina, 
tão farto de histórias e tradições centenárias:
- A "Lenda das Ilhas Itacolomi", as ilhas de Balneário Piçarras, 
da qual  o autor  é  também morador.

Ilustração e diagramação: Lore / Editora: Nova Letra

MINI-BIBLIOTECA "TESOURO DA CRIANÇA"- 5 VOLUMES

A série  "Minibiblioteca Tesouro da Criança", é uma das ações do projeto  "Programa LER É SABER", que tem a finalidade não só de incentivar a leitura, com textos simples e ilustrações alegres, como também de auxiliar pais e responsáveis pela educação, orientando a pesquisa, no intuito de que as questões levantadas no decorrer do texto, possam ser respondidas com mais eficiência e clareza.


   "Ler é saber".

     O MENINO FOTÓGRAFO 

Neste volume da "Minibiblioteca Tesouro da Criança", você vai ver como o vício do álcool pode prejudicar uma família e como um menino, mesmo no meio de tantas tristezas, conseguiu superar  todas as  dificuldades  ajudando seu próprio pai  a mudar de vida.
   


"É pela leitura que a pessoa se prepara para pensar, compreender melhor o mundo e se torna apta a solucionar problemas."

MIMI - A MINHOCA INFELIZ

Neste volume da "Minibiblioteca Tesouro da Criança", você vai saber como dar valor às coisas que possui, mesmo que sejam poucas.

            
"Criança que Lê sabe mais e tem melhor aproveitamento escolar."


BOBÔ - O BOTINHO FELIZ


Neste volume da "Minibiblioteca Tesouro da Criança", você vai ter uma lição de sabedoria, bom senso e amor ao próximo.



" Ler é a atividade principal para que o homem promova a circulação de idéias e a troca de conhecimentos".


CACÁ  - UM AMIGO ESPECIAL


Neste volume da "Minibiblioteca Tesouro da Criança", você vai saber tudo sobre a
Natureza e o Meio Ambiente.


 "Todo o leitor começa ouvindo histórias." 

O ESPANTALHO AMIGO

Neste volume da "Minibiblioteca Tesouro da Criança", 
você vai saber porque é importante 
ter uma horta em casa.


Esta " Minibiblioteca Tesouro da Criança", tem o apoio da  Lei de Incentivo a Cultura / Ministério da Cultura  e Essencis - soluções ambientais.

HISTÓRIA DA MINHA TERRA

O momento histórico pelo qual passa o Brasil, inspira em seu povo, profundo sentimento de nacionalidade e cidadania. Nossas crianças, educadas sob o domínio da televisão, com um grande volume de  informações e  também  a  influência  e a miscigenação de outras culturas, faz com que  pouco saibam a respeito da origem do seu país e muito menos de seu município.
Partindo dessa idéia, o autor escreve  histórias dos municípios destinadas ao público infantil, transformando fatos históricos, datas, acontecimentos e pessoas em cenários e personagens  de deliciosas histórias de literatura infantil.  
Estas  histórias  vem contada em uma linguagem simples, de forma lúdica, com belas ilustrações coloridas, tornando a leitura  e o aprendizado uma agradável viagem através da história das cidades, que encanta não só crianças e adolescentes, como adultos que raramente também conhecem a história da sua terra.
Os livros dos municípios pertencentes ao projeto "Histórias da minha terra", intencionam de que estas histórias sejam contadas às crianças em casa, por pais e parentes, ou na escola, por professores, não só para criar amor pela terra, como também iniciação à Leitura e à Pesquisa, que são grandes problemas da Educação no Brasil, hoje. Por isso esta coleção traz também algumas sugestões de trabalhos que poderão ser desenvolvidos  pelas crianças, em grupos, atividades estas devidamente preparadas e atreladas a história do município que foi contada  e também    "dicas" sobre Leitura e Pesquisa.


   ITAJAÍ - SANTA CATARINA
Neste livro, você vai saber, através do "Marujinho" o menino pescador, tudo sobre a história do município de Itajaí, que possui o porto mais importante e movimentado do nosso Estado e um dos maiores do Brasil.
Como foi povoado, como se desenvolveu e quem foram as pessoas que  auxiliaram no seu desenvolvimento.
Conhecerá também seu hino, sua bandeira e brasão.



NAVEGANTES - SANTA CATARINA
Neste livro, você vai descobrir junto com o "Zequinha" o menino filho de um pescador, tudo sobre a história do município de Navegantes. Situada as margens do rio Itajaí-açu é destaque nas indústrias do pescado, sendo o terceiro maior centro pesqueiro da América Latina.
Tem também 40 estaleiros grades e pequenos e já foi o segundo maior parque de construção naval do Brasil.
Você aprenderá com Zequinha que nem sempre foi assim...

Os dados históricos foram baseados no livro "Navegantes - entre o rio e o mar",
 de Claúdio Bersi de Souza.


CURITIBA - PARANÁ
A gralha azul conta ao menino André toda a história da cidade desde o tempo em que esta região era coberta por uma grande floresta cheia de pinheiros.  A gralha-azul, ave símbolo do estado do Paraná,  naquela época fazia companhia aos  primeiros habitantes deste lugar,  os índios tupi-guarani. Diz  a lenda que a maioria das florestas de pinheiros do Paraná, fora plantada pelas gralhas azuis.



CAIEIRAS - SÃO PAULO
Hoje, Caieiras é uma moderna cidade com quase 1000 mil habitantes, que faz parte da Região Metropolitana de São Paulo e é muito importante para a capital, porque além de servir como moradia definitiva para as pessoas que trabalham na maior metrópole do país, tendo uma qualidade de vida invejável.
No entanto, nem sempre foi assim,  neste lugar onde está Caieiras hoje, só havia mata e campo, onde predominavam os pinheiros, com suas belas copas em forma de taça.



VASSOURAS - RIO DE JANEIRO
Vassouras é conhecida como a "cidade dos barões do café", pois no auge de sua caminhada em direção ao progresso, foi considerada a maior produtora e café do mundo e contava entre o povo com:
25 barões, 7 viscondes, 1 viscondessa, 1 condessa e 2 marqueses.
- Nossa quanta gente importante?
- De onde eles vieram e para onde eles foram?
- Tudo isso você vai descobrir neste maravilhoso livro!


Nenhum comentário: