ALFAVIDA - Maria de Lourdes Scottini Heiden

Alfabeto da vida
A
Amor

_Onde mora o amor? Perguntou Carolina
Sorrindo para a mãe o seu riso de menina.

E a mãe com o seu jeito de princesa
Foi dizendo com toda a franqueza:

_O amor é uma  palavrinha encantada
Que nasce e mora no jardim do coração.
Faz da vida uma estrada iluminada
Afastando para sempre a  escuridão.

_Mamãe, por que ainda está escuro?
E vivemos  com  medo do futuro!

_É que ainda há muito egoísmo...
Os homens precisam vencer este abismo.

_Mamãe, por que o mundo ainda chora?
Precisam descobrir o amor sem demora!

_Eu sei, Carolina, façamos a nossa parte
Quem sabe as pessoas aprendam esta arte.

E com os ingredientes  da  esperança,
Recheado com sorrisos de crianças...
Mãe e filha teceram um sonho de amor
Coberto com  ternura, perdão e  calor.

B
Bondade

Bondade, eu vi hoje cedo
No rosto de uma criança.
Acolhendo com desvelo
Quem vivia sem esperança.

Ela sorriu tão docemente
Estendendo seus bracinhos
E com um sorriso contente
Desanuviou todo o caminho.

Beleza  renasce no olhar
De quem procura ser bom.
É luz que nunca se apaga
É chama que cura  mágoas.

A bondade abre a porta
Para um mundo especial.
Pois  mantém a esperança
Afastando todo o mal.

Sorria, criança linda, sorria
Enquanto a bondade cresce
Transformada em doces versos
Alegrando a quem padece.

C
Criança

Criança, pétala de flor, pingo de mel,
Fazendo da vida um pedacinho do céu.
Ensina aos homens o caminho certo
De viver feliz com o coração aberto.

O teu sorriso é uma flor encantada
Cascata de ouro, canção iluminada.
Só tu, criança, és capaz de  desfazer
A tristeza e a dor que há no viver.

Tuas brincadeiras cheias de fantasias
Tem o sabor da mais doce alegria
Tua vida fantástica é uma aventura
Que acende a luz numa noite escura.

Criança,  raio de sol refletindo a paz
Que há no coração de quem  se desfaz,
Todas as manhãs para recomeçar
Um novo tempo de viver e amar.

D
Deus

Quem é Deus? Onde Ele  está?
Em que espaço?
Em  que mundo se escondeu?
Este Deus que os homens falam!
Este Deus que abre os braços
Protegendo os filhos seus?


Tu não sabes?  Tu não viste?
Que este Deus  nunca desiste
De olhar e de amar
Toda gente, toda terra
Como uma eterna primavera!

É um Deus sempre presente
Tão amigo e consciente,
Que assim que nos vê tristes
Põe seu sorriso nas nuvens,
Para desanuviar nosso rosto
E nos ver sempre dispostos.

Mas se um dia a  tristeza
Envolver teu coraçãozinho.
Envie a Deus, bem rapidinho,
Uma palavrinha de amor.
Um sorriso ou um alô.
E tudo passará com certeza.

E
Educação

Educação, educa para a ação
Ação de viver, sonhar e construir
Um novo rumo, uma nova história
De quem sabe olhar com o coração.

Quem é educado, retribui com doçura
O sorriso, o carinho, o gesto de amizade
Pois já percebeu que todas as criaturas
Têm valor e sonham  com a  felicidade.

Por isso, com gentileza, trilhe o teu caminho.
Sendo educado em todo e qualquer lugar
Pois ninguém esquece um gesto de carinho
De quem sabe ouvir, entender e dialogar.

Obrigado, por favor e com licença ainda são
As palavrinhas do coração de quem aprendeu
Que é preciso ser gentil   e  amigo pra valer
Daqueles que precisam de carinho pra viver.

F
Família

Um dia...
Houve uma troca de olhar...
Sonhador...Especial...

Pronto...
Estava preparado o jardim
Para o amor germinar enfim.

Os dias passaram...
Olhares iluminados.
Corações enlaçados.

O amor  criou raízes, cresceu
E uma nova família nasceu.

Pai, mãe, filhos, família  unida
Vivendo a eterna partilha da vida.

Pai, mãe, filhos, família  brasileira
Semeando  a paz verdadeira.

Pai, mãe, filhos, família  de verdade
Transformando a  sociedade.

G
Gratidão

Você lembrou de agradecer?
Pelo ar  e pelo vento
Pela chuva e pelo sol 
Pelo céu,  pelo arrebol
E por todo o alimento?

Você lembrou de agradecer?
Pelos rios e pelos mares
Pela lua  e pelas estrelas
Pelos sorrisos e pelos olhares
De quem convive com você?

Hei, você, aí?
Não se vá daqui
Sem olhar, sorrir e agradecer
Tudo aquilo que Deus fez para você!

Hei, você, que segue lá?
Não se vá  triste a vagar...
Olhe a vida que  palpita,
Que se agita e que sorri
Só para ver você feliz!

Hei, você, que está aqui?
Deixe de ser um cricri...
Veja a natureza em festa,
Faça da vida uma seresta.
Pois um coração agradecido
Será sempre mais florido.

H
Honestidade

É fim de feira...
O garoto  pegou o dinheiro,
Cédula por cédula e contou.
Ninguém sabia o valor verdadeiro.
Pegou uma... Será que alguém notou?

Não! Mas seu coraçãozinho sabia
E este saber tornou triste o seu dia.
Não foi honesto, agiu muito errado.
E aquilo lhe doía como  um pecado.

O que faço agora?
Como ter paz sem demora?

O menino tristemente compreendeu
Que a honestidade deve ser cultivada
Como uma flor no jardim da vida
Para crescer  sempre iluminada.

Então, timidamente, se aproximou,
O seu erro o menino confessou.
Um sorriso de paz e de perdão
Fez morada em seu coração.

I
Irmão

Sou irmão da natureza
Da lua e das estrelas
Que cintilam além daqui.

Sou irmão de toda a gente
Que sorri e que espera
Ver o bem vencer na terra.

Sou irmão dos oceanos
Dos mares e dos rios...
Coisas que tanto amo.

Sou irmão da cultura,
Livros,  músicas e versos
Que embalam o universo.

Bem feliz  vou seguindo
Tocando  teu coração
Com um aperto de mão.

Meu irmão e minha irmã...
Não desfaçam esta corrente
Pois a vida segue em frente.

J
Justiça

No pátio da escola a briga rola,
Alguém desfere um golpe baixo
Protestam: _Isso não foi justo, Augusto!

_Justo? _ reclama Carolina.
_Uma briga nunca é justa.
Precisamos de autocontrole
E agir sempre com justiça.

_O que é justiça? _pergunta  Thainá.
_É algo que existe para garantir
Que todos tenham direitos  iguais.
Ninguém é mais, ninguém é menos.
Todos devem semear a paz.

Justiça é um farol que brilha feito o sol
Guiando as pessoas de bem
Para serem felizes também.
Justiça é dividir, é partilhar...
Pois sendo justo vencemos os males
Plantando o amor em todos os lares.

L
Liberdade

Liberdade é uma ave de vôo suave
Planando docemente, aqui, ali, ao léu ...
Ela é certeza, esperança, é a chave
Capaz de  abrir os portões do céu.

Cumpra  seus deveres todos os dias!
Respeite os direitos dos coleguinhas.
Pois sua liberdade sempre termina
Quando  o direito do outro inicia.

Liberdade, siga seu vôo, leve alento,
Ao coração sofrido da criança triste
Que vive na rua sem paz, ao relento
Clamando por luz, carinho e abrigo.

Voa, voa liberdade,  cante o  seu hino
No alto das serras, vilas e cidades...
Traga sua alegria, sua sensibilidade
Que acolhe e  põe fim aos desatinos.

M
Moral

_O que é moral? Perguntava Luíza
Olhando a mãe embevecida...
_Moral, filhinha, é algo importante
que dirige nossos passos nesta vida.

Que tem moral, é bom, justo e amigo.
Faz o que é certo e vive sempre feliz
É honesto e leal com os outros e consigo.
Pois sabe que a vida deve ser bem vivida.

Moral, filhinha, é um conjunto de regras,
Guiando  nossas vidas com segurança.
É a certeza do pensamento seguro e reto
Dirigindo nossos passos  com confiança.

Entendi, mamãe, moral é como uma flor
Plantada dentro dos  corações humanos.
Quando regada se cobre de fruto e amor
Trazendo paz e felicidade  para  todos nós.

N
Natureza

Folhas verdes... Pauta musical da natureza.
Água pura... Água  da vida, canção divina.
Cantando nas pedras da nascente  indefesa
Refrescando a terra quando o sol declina.

A brisa agita, o balé recomeça na floresta,
Bailarinas  verdes do belo cinturão da mata.
Que dançam que sonham...sempre despertas,
Envolvida pela beleza de um luar de prata.

Natureza de Deus,  arquiteto do universo,
Que desenha, planeja, tece e  recria a vida.
Traduzindo sua poesia em  infinitos versos,
De amor à humanidade  na terra prometida.

Criança, seja como um jardineiro da criação.
Que eleva a  natureza promovendo a vida.
Com gestos sublimes de amor e dedicação
Mantendo o equilíbrio nesta terra querida. 

O
Orgulho

Oh! Oh! Oh! Que maravilha!
Sou um filho bem querido!
Fui tecido  com amor
E não me afasto da trilha.

Minha Pátria é um paraíso
De belezas  sem medidas
Não há nada mais valioso
Do que  tenho nesta vida.

Amigos, saúde, escola e pais,
Casa, comida e brincadeiras.
Tenho orgulho do meu país
Terra gigante, bela e altaneira.

Os problemas de minha nação
Quero  ajudar a  resolver.
Pois  trabalho e dedicação
Sempre rimam com o viver.

P
Paz

Uma pomba branca voou...
Perdeu-se na imensidão.
Um raio vermelho brilhou
Desfazendo-se no chão.

A menina fitou a pomba...
Branco colorindo o escuro.
Tentando defender o futuro
Da destruição das bombas.

A pomba desenhou no ar...
Um coração de nuvens.
Para ensinar aos homens
Que devemos semear a paz.

Menina na terra sorriu...
Um  sorriso bem disposto.
E das covinhas do seu rosto
Uma canção feliz partiu.

Alcançou o espaço agitado
Do coração humano...
Cresceu e se fortaleceu...
Vencendo  os desenganos.

Viva a paz! Viva o amor
Que põe fim a toda guerra
Transformando toda terra
Numa eterna primavera.

Q
Querer

O que quero em minha vida? O que desejo?
Muitas vezes fico confuso, não sei explicar não.
Um brinquedo, um boné, um jogo qualquer, 
Que me fascina na telinha da televisão.

Aí eu  apelo para mamãe: eu quero, quero...
Ela me diz:_Filho, pare com este lero-lero.
Eu não tenho  máquina de fazer dinheiro...
Desista! Nem pense em  abrir um berreiro.

Outro dia ela me contou um grande segredo...
Quem sabe o que quer, tece sua vida sem medo
Com fios de ternura, perseverança e amor...
Realizando os propósitos do seu Criador.

Sorri para mamãe. Entendi finalmente:
Que o meu querer tem que ser positivo.
Ajudar-me,  ajudando os meus  amigos
A ver o mundo com um olhar consciente..

 R
Responsabilidade

Responsabilidade  de viver  fazendo o que gosta
Responsabilidade de seguir sabendo para onde ir
Responsabilidade de amar, pois o amor é a resposta
De tudo quanto procuras nos caminhos do existir.

_Eu faço o que gosto. Eu sei para onde ir. E vou...
Vivendo minha vida com toda a responsabilidade.
De quem cumpre suas tarefas com boa vontade
Pois o caminho eu faço com aquilo que sou.

_Muito bem,  criança ,  o segredo do sucesso
Estás em tuas mãos. Por isso siga confiante
Põe em teu coração a semente de um verso
Que se transformará numa poesia  edificante.

_Passo a passo, vou caminhando com cuidado,
Realizando a minha parte na família e na escola
Quero ser o   construtor da minha  história

S
Saúde

_Coma alimentos saudáveis _ dizia minha mãe.
_Mas eu, teimoso e  irritado, deixava tudo no prato.

_Coma verduras e frutas _ ensinava a professora
_Mas eu, enjoado e chateado, comia o que era errado.

_Faça exercícios  todos os dias  – dizia minha tia.
_Mas eu preguiçoso e emburrado, vivia sempre deitado.

O tempo passou... fiquei balofo. Com cara de bobo!
Perdi saúde... adoeci. Mas finalmente aprendi.

Hoje sei que a saúde é um bem muito precioso.
Bebo leite, como frutas e verduras... Que gostoso!

Tomo cuidado na rua e faço exercícios todo dia,
Pois  saúde  é fonte de vida, prazer e alegria.

T
Ternura

Ternura é um fio suave da cor do céu
Envolvendo tudo com a doçura do mel

Ternura é uma canção de alegria
Feita de nuvens para iluminar o  dia.

Ternura é um poema  que cria asas
Voando veloz  conquistando a  alvorada.

Ternura é saber dizer bom dia, amigo
Que bom viver quando estou contigo!

Ternura é plantar a paz ao amanhecer
E colher felicidade  ao entardecer.

Ternura é compor mil versos de amor
Para  demonstrar que todos têm valor.

Ternura é acordar sorrindo feliz
Com respingos de orvalho no nariz.

Ternura  é acreditar que a vida é bela
Quando se olha o céu azul pela janela.

Ternura  é ter um doce sorriso de fada
Fazendo da vida, aventura encantada.

Ternura é perfumar e colorir a vida
Com  flores,  gestos e palavras amigas.

U
União

Na praça central da cidade, o U bradava:
_Precisamos de união, meus camaradas!
Vamos mudar a história da humanidade
Com versos de esperança  e de bondade.

A união fortalece  todas as criaturas
Colorindo a vida, perfumando os passos
Derruba barreira, plantando ternura,
Com um sorriso, uma palavra, um abraço.

As letras do alfabeto se entreolharam...
Misto de espanto e descoberta no ar.
_Somos mais que letras, somos um universo
De palavras,  canções...  milhões de versos.

Juntas, a palavra se compôs...
Unidos, os versos ganharam asas...
Lado a lado, o  livro ganhou forma
E todas saíram em debandada
Entoando canções,  velhas trovas.

União... faz bem ao corações.
União afasta o medo... 
Nos faz vitoriosos. Campões.
Uni-vos letras do alfabeto.
E o mundo será um livro aberto.

V
Vida

Semente  da vida, da vida que tece
Um jardim infinito onde o sol aparece.
Vida que  sinto, no ar que respiro
Na água da fonte que tanto admiro.
No alimento, no sorriso iluminado
Dos amigos que vivem ao meu lado.
Vida , viver, vida, sonhar
Sonhos luzentes  mergulhados nas estrelas
Que enfeitam o céu do meu caminhar
Vida sem fim, que cresce infinita
Perfumando o jardim que um dia brotou,
Regado por sonhos que você plantou.
Vida vivida na roda da paz
Perfumada e bela.
Girassol amarelo dançando no ar...
Para lá e para cá.
Vivendo e sorrindo, sonhando e construindo...
Um novo sentido
Viver! Aprendi! Sou mais o que sou
Não preciso imitar a vida dos outros
Pois a mim foi dado
O direito de ser  bem original
Sem medo de ser desigual.

X
Xis da questão

Qual é o xis da questão?
Você sabe? Ou não!
É por isso que todos os dias
Quando vejo a ventania
Bagunçando o meu  jardim...
Eu fico me perguntando:
_Onde estava este vento sem fim?

Qual é o xis da questão?
Você tem a resposta? Ou não!
Pois há coisas que não entendo...
De dia o sol aparece
De noite desaparece
Será que o dia e a noite
Nunca vão se encontrar?
E parar pra conversar?

Qual  é o xis da questão?
Você descobriu? Ou não!
Porque eu já estou cansado
De olhar para todo o lado
Tentando encontrar respostas
Para entender tuas propostas
De que não há mistério não...
Apenas o xis da questão.

Z
Zelo

_Papai, o que é zelo?
Será uma palavra inventada
Para rimar com o camelo?
_Ah!Ah!Ah! Filhinho,
É claro que não!
Zelo é ter cuidado, carinho.
Com as coisas que Deus nos deu.

_Então me diga, papai...
Por que é que as pessoas
Ainda não aprenderam
a cuidar das coisas boas?
_Ah, filhinho! É complicado,
Mas faça você a sua parte.
Zele pela natureza e pela arte...
Zele pela família e pela vida...
Zele, enfim, por esta terra  linda.

_Aprendi, papai...
E vou ensinar também

Pois é assim que se planta o bem. 


Nenhum comentário: