Curso de Formação: Contação de Histórias Digitais

Dando continuidade as formações, no dia 26 de outubro de 2011, às 19:00 hs iniciou-se a formação em contação digital, no laboratório da Escola Reunida Monteiro Lobato,  contando com a presença de 14 professores. Iniciou-se a formação com a visualização da mensagem  Ser Feliz no power-point. 

Após entreguei ao professores o texto: A leitura Hipermída de José Augusto de  Abreu Nascimento,  o qual foi o embasamento principal do power point: A Contação de Histórias Digital como instrumento de formação de leitores.


Na sequência foram vistos alguns vídeos: - Mudanças trazidas pela geração Y: :http://www.youtube.com/watch?v=sjzZj8H2zps e o vídeo: Book: http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=_an5z2lxXH4  (video traduzido).

Visualizamos o E-book: Danilo - Autora: Neida Rocha- Literatura infantil catarinense-bilingue: espanhol/português, fazendo a leitura  e visualização de possibilidades que o e-book nos proporciona como: áudio em português e espanhol, link´s com imagens. 


Como não localizei poesias eletrônicas e visuais destinadas ao público infantil e um dos focos é a literatura catarinense apresentei  aos cursistas .as Poesias Digitais de Alckmar Luís dos Santos: http://www.cce.ufsc.br/~nupill/hiper01/hiper01.htmlhttp://www.youtube.com/watch?v=x2GMo1VUZGQ e Visuais de Tchelo de Barros: http://antologiamomentoliterocultural.blogspot.com/2010/06/tchello-d-barros-entrevista.html.

Na sequencia das atividades apresentei-lhes o Blog: lecontaencanta.blogspot.com, para que os cursistas conheçam o material ali disponibilizado sobre os autores catarinenses. E finalmente entreguei-lhes os endereços eletrônicos de ciberpoemas de literatura infantil.



A pesar de termos um laboratório de informática bem equipado com 20 máquinas e um equipamento multimídia com Datashow acoplado aum notebook com acessoa internet ainda encontramos alguns problemas como as atividades como: os power-point´s  foram feitos em máquinas de sistemas Windows, e os computadores da sala de informática e o equipamento multimídia são no sistema Linux, e no momento da visualização não conseguimos fazer com que os mesmos abrissem, e a solução encontrada para o problema foi de abrir os mesmos no notebook e mostrá-los desta forma. Também as poesias digitais  somente algumas puderam ser visualizadas e as outras travavam, não abriam enfim não conseguimos vizualizá-las. O que fiz foi mostrar as mesmas no notebook interligado a internet, porém algumas também não abriram acredito por ser o Windows sevem, visto que window´s  XP 94 as mesmas podem ser visualizadas. E prevendo que talvez pudéssemos ter problemas de conexão com internet  antecipadamente foram copiadas  e coladas no programa Word as poesias visuais e assim puderam ser visualizadas.


Diante destas dificuldades peguei o e-mail das cursistas e lhes passei os endereços da poesias digitais e visuais e também de todos os vídeos que foram e deixados de serem visualizados durante a formação.
Os vídeos que deixaram de serem visualizados foram: a) O livro Infantil na Era Digital por Silmara Casadei: http://www.youtube.com/watch?v=G7Cfs1oBkIA&feature=player_embedded b) Literatura Infantil na Era Digital por Renata  Borges: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=3LnvCPefb_U c) Literatura Infantil na Era Digital por Eloar Guazelli:  http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=ZPldwLIPmfo 

Nenhum comentário: