Curso de Formação: Contação de Histórias Orais

A Secretaria de Educação de Balneário Piçarras, ofereceu em 2011, 30 vagas no Curso de Alfabetização aos professores interessados, sendo que todas foram preenchidas.  tendo sido estudados no decorrer do mesmos várias atividades que permeiam os Anos Iniciais, inclusive a Contação de Histórias. Desta forma e a partir da necessidade de dar-se a Formação para os Professores  devido ao Projeto de Intevenção, devidamente autorizada convidei os professores que estivessem interessados a participar da  Formação em Contação de Histórias Orais e Digitais.
No dia 20 de agosto de 2011, com início às 19:00 Hs nas dependências da Secretaria de Educação de Balneário Piçarras, deu-se início a Formação em Contação Oral de Histórias.
A Formação contou com a presença de 23 professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Balneário Piçarras.
Havia-se previsto de que o material utilizado nesta Formação deveria ser apenas de Autores Catarinenses, no entanto o acervo não possuía um numero suficiente de livros então foram utilizados também  livros de literatura infantis nacionais.
Foram trabalhados aportes teóricos Ouvindo Histórias de Fanny Abramovich (formação do leitor), A Arte de Contar Histórias de Celso Sisto (técnicas de contação de histórias impressas), explanados como auxílio de slides no power-point,  explanados oralmente e lidos. Foram trabalhadas  técnicas de leitura de livros visuais, e também dinâmicas de recitação de poesias, de sensibilização com as mesmas e a leitura nas Rodas de Leitura.
Fiquei muito feliz com o grande número de participantes presentes, visto que estes foram convidados e houve um  bom envolvimento  na realização das atividades. As atividades foram realizadas de uma forma descontraída sendo  que muitos contaram histórias colocando em prática o que havia sido estudado anteriormente.   






Nenhum comentário: