INTERVENÇÃO: POESIAS, RECITAÇÃO/CONTAÇÃO ORAL

Após a formação com os professores  e aplicado o questionário foi dado o início a intervenção com os alunos. Decidimos estar mesclando as atividades entre a contação oral e a contação digital. Optamos por fazer as contações sem nenhum adereço, ou utilizando-se de elementos diversos, como fantoches, roupas, fantasias e/ou auxílio de instrumentos musicais e/ou objetos, pois o foco principal das atividades é apreciação estética das obras de literatura de autores catarinenses, ou seja o foco principal das atividades é o enredo da obra. Também optamos por sair da sala de aula  para fazer as atividades. Ao lado da sala, tem um espaço chamado foyer que antecede o auditório. Assim colocavámos um tapete no chão com algumas almofadas, decoravámos uma mesa para colocar os livros sobre e ali fazermos  as atividades propostas pelo projeto de intervenção. 

 CONTAÇÃO/RECITAÇÃO DE POESIAS ORAIS E DIGITAIS
Após conversar com as crianças sobre poesias, iniciamos as atividades com a contação/recitação de poesias impressas.
Foram recitadas poesias do livro Pomar de Palavras de Alcides Buss, Tic-Tac de Anair Weirich e Pomar de Brinquedo de Eloí Bocheco. 
 ( Recitação de poesias dos livros Tic-Tac.)   
 ( Recitação  do livros Pomar de Brinquedo.)  
 ( Recitação  do livros Pomar de palavras.)  
As poesias foram recitadas alternadamente pela professora e por mim. Sendo que foram lidas duas poesias de cada livro, uma pela professora e uma por mim. Após os alunos puderam escolher os livros e sentar-se onde sentiam-se mais a vontade para a leitura, acontecendo assim a "Roda da leitura”.     
A Roda da Leitura acontece após as contações/recitações dehistórias. È um momento em que livremente os alunos fazem as suas leituras, trocam de livros, ficam a vontade apenas fruindo as obras literárias.
A sistemática da Roda da leitura permite que os alunos leiam livremente, trocando os livros quando não estiver gostando da história.
Esta atividade foi extremamente prazerosa e gratificante, todos os alunos mantiveram-se envolvidos e encantados com as poesias e o espaço diferenciado no qual estávamos conhecendo as poesias.
 Percebemos que o “foyer” é um espaço que apesar de ser um espaço de circulação pode ser um bom espaço de fruição e aprendizagem. No entanto percebemos  que deveríamos pensar numa forma de diminuir um pouco o espaço para que os alunos fizessem o seu momento de leitura, para que os estes não ficassem muito longe uns dos outros, ou seja deveríamos diminuir o espaço para a realização da atividade.

Nenhum comentário: