CONTAÇÃO DE NARRATIVAS VISUAIS

Visualizadas as poesias impressas, digitais e visuais e também as narrativas em português impressas e digitais, passamos agora para as narrativas visuais. A qual também é objetivo deste  estudo.
As narrativas visuais orais  permitem várias formas de contação: - contação silenciosa, contação que instiga os leitores a construirem um enredo, e a contação que permite que os leitores construam o enredo da história, sem a indução do contador, a partir das imagens.
A literatura infantil catarinense é carente de obras visuais. A única obra encontrada chama-se Ida e Volta do joinvillense  Juarez Machado. A professora optou por fazer a contação silenciosa, ou seja permite ao contador apenas mostrar as imagens e os leitores fazerem as suas leituras individualmente, sem uso da fala por ambas as partes contador e leitor.


Após não tendo tido acesso e acreditando não haver obras catarinenses, desta tipologia textual, fiz a contação do mesmo livro instigando os alunos a construírem o enredo para a história.

Os alunos ficaram muito entusiasmados com o livro, gostaram muito e o resultado foi maravilhoso. Todos queriam ver o livro, chamou-nos muito a a tenção a relação que os alunos fizeram dos rastros de bicicleta que aparecem no livro com Joinville, a cidade do autor, visto que a mesma é conhecida pela cidade das bicicletas.





Nenhum comentário: